R. Heroísmo 139-A, Porto

+351 225 366 489 (rede fixa nacional)

R. Elias Garcia, 106 - 1 Dto - Ovar

+351 256 035 859 (rede fixa nacional)

Contacte-nos

+351 225 366 489 (Chamada para a rede fixa nacional)

Horário

Seg.-Ter.-Sex.: 9:00 - 19:00 (Porto) Seg-Sex: 9:00 - 12:30/14:30 - 19:00 Sáb: 9:00 - 13:00 (Ovar)

O seu sorriso perfeito está à distância de 1 clique!

Horário

O seu sorriso perfeito está à distância de 1 clique!

Periodontologia

O sucesso do tratamento Periodontal depende do permanente trabalho de equipa entre Paciente e Médico Dentista.

Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e o ligamento entre o dente e o osso.

O modo de evitar estas doenças é fazer as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e realizar uma boa higiene oral diária.

Por vezes, existe a necessidade de realizar pequenas cirurgias, efetuadas por um profissional especializado, que envolvem a raspagem e alisamento radicular e eliminação bacteriana, suportada por um tratamento antibiótico.

Numa radiografia, pode-se observar destruição óssea, quando é o caso.

Uma gengivite não tratada, em indivíduos com suscetibilidade, pode evoluir para periodontite.

Prevenção da Doença Periodontal

A escovagem dentária duas vezes ao dia com duração de pelo menos 2 minutos com escova manual ou elétrica é o melhor método preventivo. Coloque a escova de modo que os filamentos se introduzam no sulco gengival. Escove todas as superfícies dos dentes, do lado de fora (lábio e bochechas), do lado de dentro (língua e palato).

Proceda também à escovagem dos espaços interdentários, pelo menos uma vez ao dia (de preferência à noite), com acessório adequado à dimensão do espaço interproximal. Pode ser fio/fita dentária, palitos ou escovilhões interdentários.

Tratamento da Gengivite

Seguir as regras de higiene oral propostas na prevenção da doença periodontal com remoção do tártaro e da placa bacteriana na cavidade oral, feita pelo seu Médico Dentista / Higienista.

Qualquer um destes profissionais pode recomendar pasta dentífrica ou colutório adequado ao seu caso.

Tratamento da Periodontite

Ao Paciente é proposto seguir as regras de higiene oral na prevenção da Doença Periodontal e recomenda-se abandonar os hábitos tabágicos quando presentes.

Ao Médico Dentista / Periodontologista (especializado em Doenças Periodontais) compete perante cada caso concreto proceder a:

• Destartarização e alisamento radicular –desde a superfície da gengiva até ao ponto mais profundo das bolsas periodontais, onde a doença se pode alojar e progredir a partir desse ponto. Deste modo podemos eliminar a infeção e prevenir a reinfeção dos tecidos de suporte dentário.
    • Cirurgia periodontal – no caso de existirem bolsas profundas, sinuosas e com sangramento. Neste caso expõem-se as raízes e faz-se alisamento radicular direto. A cirurgia permite ainda a remodelação dos tecidos de suporte e cria condições que possibilitam a regeneração do osso alveolar e do ligamento periodontal.
    • Manutenção do tratamento periodontal – aperiodontite é uma doença crónica que exige um acompanhamento específico, durante toda a vida, para evitar a reinfeção e a continuação da destruição dos tecidos de sustentação dos dentes.

Em doentes jovens, fumadores de mais de 20cig/dia, ou com doenças sistémicas mal controladas e com doença periodontal, pode não ser possível estabilizar a periodontite, mas apenas obter uma diminuição da velocidade da perda dos tecidos e dos dentes. Se persistirem com os hábitos tabágicos pode não se conseguir controlar a doença.

A diabetes afeta uma fração significativa da população. Aos diabéticos exige-se um controlo adequado da sua doença, para reduzir a probabilidade de ocorrência das complicações sistémicas da diabetes, mas pensando na maior possibilidade de desenvolvimento de doença periodontal, têm os diabéticos mais uma razão, para um bom controlo dos níveis sanguíneos de açúcar e para, como toda a população, manter uma ótima higiene oral.

Marcações